sexta-feira, 20 de julho de 2012

Achismos

Ontem estava a ver televisão, mais propriamente o canal Travel do qual gosto muito, e vi um programa em que dois amigos viajavam por locais mesmo muito remotos. No final um dos rapazes dizia que tinha sido uma experiência espetacular porque pela primeira vez tinha efetivamente viajado, antes era só um turista.
E isto remeteu me logo para uma daquelas teorias que eu costumo dissertar em casa, passo a expor: uma das coisas que acho que não tem ponta por onde se pegue é o facto de hoje em dia quando lemos um cv, um perfil online, um inquérito, a resposta à pergunta outros interesses ou hobbies ou uma qualquer outra pergunta do género é quase sempre a mesma: ahh viagens!!!!  A resposta “ahh a minha paixão é viajar” é o moderno equivalente à resposta “paz no mundo” dada nos concursos de miss nos anos 80.
Eu passo a vida a dizer que viajar é algo que muito poucos fazem, porque o que há com fartura é turismo. Viajar implica envolvermo-nos com a cultura local, conhecer as pessoas, falar com elas, frequentar os spots que elas também frequentam sem preconceitos ou juízos de valor. Ter real paixão por viajar é ter a coragem de partir com uma mochila às costas, dormir onde é possível, dedicar tempo a sério para o fazer. Aquela coisa de ir conhecer outras culturas, é uma frase linda mas ir dentro de um carro ou um barco a ver os locais a fazerem as coisas deles não é conhecer cultura nenhuma, é só passar e olhar do conforto do ar condicionado olhando e dizendo “ahh tão giros”.

Eu não tenho absolutamente nada contra o turismo, quando estou fora de Portugal sou uma turista, gosto de ter um bom hotel para dormir, ar condicionado, boa comida and so on, mas não ando aí a dizer que a minha paixão são as viagens, que é o meu hobbie (seriously???), que quem não viaja só pode ser absolutamente idiota; porque o que eu faço é ir passear como turista e isso toda a gente gosta. Daí que dizer ahh gosto de ir passear para um bom hotel, num sitio bonito e tal acrescente tanto como as misses de outrora a quererem a paz mundial.

Isto é o que eu acho, e achismo não é ciência por isso vale o que vale ;)




1 comentário:

S* disse...

Viajar, para mim, não é ficar numa praia paradisíaca... é conhecer mundo, igrejas, monumentos, comidas, pessoas, culturas.