quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Coisas que gostávamos de ter em Portugal

Espanhol Amancio Ortega é o terceiro homem mais rico do mundo

Este senhor não é nada mais nada menos que o dono da INDITEX, sim esse grupo demoniaco, senhor muito pouco mediático que se recusa a dar entrevistas o que é pena porque muito se teria a aprender. E isto porque ele não herdou nada, começou do zero, mas começou com a ideia que iria revolucionar o mundo do textil. A Inditex resolveu fabricar e comercializar peças que são inspiradas, algumas delas cópias, do que há de melhor no mercado mas com um preço que permitia à maioria ter. A qualidade era aceitável, por isso a combinação estética e qualidade relativa foi infalível, quem quer uma peça trendy num preço aceitável vai à Zara.
O caso de sucesso da Zara já deu seguramente lugar a milhentos case studies, mas de uma forma geral são apontadas como razões de sucesso: a estética das lojas, interiores cuidados e actuais, e aquela que a meu ver é uma das melhores ideias que é o reduzido tempo de exposição das peças, há sempre novidades o que resulta em ter de lá ir muito mais vezes.
Mas se a Zara á a face mais bem sucedida deste grupo, não podemos esquecer que eles atacam em várias frentes e há produtos para todos os targets, as teenagers com a Bershka, o clássico imtemporal com a Massimo Dutti.
Só tenho pena que nenhum dos nossos empresários do textil se tivesse lembrado de tal coisa, é deste tipo de empresários que precisamos.









1 comentário:

S* disse...

A cadeia dele devia de ser portuguesa, era fenomenal para o país.